sexta-feira, 6 de julho de 2012

Goiás quer reduzir mortes em acidentes


Goiás terá Núcleo para Observatório da Mobilidade. Em um primeiro momento será feito um mapa de risco das cidades selecionadas. Foram registrados nestes municípios 5.831 mortes em 2010, o que representa 73% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito em todo o Estado. Os dados são recolhidos com a análise de boletins de ocorrência, acidentes, número de atendimento dos hospitais, etc.

Em uma terceira etapa será possível fazer a análise da acidentalidade retratando a causa do acidente. De acordo com a coordenadora do Observatório, Maria de Fátima Rodrigues, a falta de segurança viária, falta de fiscalização, comportamento inadequado do condutor, associação álcool e direção e excesso de velocidade são as causas mais comuns.

Em seguida os integrantes da OMSH irá realizar palestras de concientização com a finalidade de divulgar o projeto, sensibilizar os gestores das áreas da saúde, trânsito e demais instituições, além de criar núcleos locais.

A iniciativa do projeto é da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), e conta com a parceria das secretarias municipais de saúde e trânsito. Durante as ações, participarão ainda entidades como o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Trânsito e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Projeto

O documento que cria o Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH) do Estado de Goiás foi assinado pelo governador Marconi Perillo e os secretários de Saúde, Antônio Faleiros, e de Cidades, Igor Montenegro na última segunda-feira (2 de julho). O projeto objetiva reduzir a mortalidade por acidentes de trânsito. No total, 22 municípios com maior taxa de mortalidade por acidentes de trânsito em Goiás serão contemplados com o projeto. Compõem a lista de contemplados os municípios de Goiânia, Uruaçu, Anápolis, Caldas Novas, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Mineiros, Jataí, Cristalina, Valparaíso, Formosa, Águas Lindas, Inhumas, Niquelândia, Trindade, Jaraguá, Goianésia, Morrinhos e Ipameri.

Fonte: Goiânia- Coração do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário