quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Goiás superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica


O Estado de Goiás superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos dois ciclos do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano) e no ensino médio, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O indicador avalia a qualidade do ensino do País a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e Estados na Prova Brasil. No parâmetro nacional, o País também cumpriu as metas de 2011 para a educação básica, ficando "na média", com nota 5.

O desempenho dos alunos das escolas públicas estaduais cresceu em 2011 e superou todas as projeções feitas pelo Ministério da Educação (MEC) para a rede pública, para o Estado e para o País nos três níveis da educação básica.

Segundo dados do Ideb, as escolas estaduais obtiveram nota 5,3 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, superando a projeção para 2011 (4,7) e para 2013 (5,0) e alcançando o previsto para 2015. Nos anos finais, o desempenho dos alunos de 6º ao 9º ano alcançou a nota 4,0, ultrapassando a meta de 3,7. E no ensino médio, que é o nível de ensino de responsabilidade exclusiva do governo estadual, as escolas superaram de uma só vez as projeções para 2011 (3,2) e 2013 (3,4), alcançando nota 3,6.

Dessa forma, a primeira fase do ensino fundamental (1º ao 5º ano) subiu de 10º para 5º lugar no ranking nacional, enquanto a segunda fase (6º ao 9ºano) passou de 12º para 6º lugar no País. O melhor desempenho ocorreu no ensino médio da educação goiana, que saiu do 16º lugar e foi para a 5ª posição no ranking nacional.

Com as escolas públicas estaduais, Goiás também superou as médias das notas da região Centro-Oeste, que foram de 5,2 para os anos iniciais (a rede estadual ficou com 5,3), de 3,9 para os anos finais do ensino fundamental (a rede estadual ficou com 4,0) e de 3,3 para o ensino médio (3,6). As escolas estaduais goianas também ultrapassaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o ensino brasileiro, que eram de 4,7 para os anos iniciais, de 3,8 para os anos finais do ensino fundamental e de 3,3 para o ensino médio.

O Ideb, divulgado a cada dois anos pelo MEC, é composto pelas notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil e também pelas taxas de aprovação das escolas. É com base nesse índice que o governo define a política educacional. Desde o ano passado, Goiás tem, também, o seu Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saego), com aplicação de um exame anual de avaliação, a Prova Goiás, que complementa o Ideb e possibilita identificar dificuldades e reorientar o ensino na rede pública. Além da Prova Goiás, a Secretaria de Educação do Estado de Goiás realiza avaliações diagnósticas ao longo do ano letivo.

Segundo o secretário de Educação, Thiago Peixoto, os resultados demonstram que a educação pública em Goiás avançou. Em 2011, segundo afirmou, a Secretaria da Educação instituiu a cultura de avaliação nas escolas e o acompanhamento sistemático do trabalho pedagógico, com ênfase na alfabetização e na melhoria da proficiência dos alunos nas disciplinas básicas Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações passaram a subsidiar as principais mudanças que trouxeram para a realidade das escolas, a política de reconhecimento ao mérito dos trabalhadores da educação e ao empenho dos estudantes.

Todas essas estratégias, conforme explicou Thiago Peixoto, estão contidas no Pacto pela Educação, o plano de reforma educacional do Estado, que em menos de um ano mudou o ensino nas escolas estaduais.

ENSINO MÉDIO

Segundo o secretário da Educação, a nota obtida pelas escolas no ensino médio é expressiva porque essa etapa da educação apresenta as maiores taxas de abandono e também de reprovação. "Temos feito muitas mudanças no currículo do ensino médio e já no próximo ano todas as escolas que oferecem esse nível de ensino estarão no programa de Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro", ressaltou. Outra meta é incluir as escolas de ensino médio na proposta de educação em tempo integral.

Com os programas Reconhecer, de bonificação para os profissionais mais dedicados e assíduos, Prêmio Aluno, para os estudantes que obtiverem melhor desempenho na Prova Goiás, e Prêmio Escola, para destacar as escolas que obtiverem melhor desempenho no Ideb, o governo de Goiás também valoriza, de acordo com Thiago Peixoto, todos os que se dedicam a melhorar a qualidade do ensino no Estado.

A expectativa da Secretaria da Educação é que com o trabalho realizado no decorrer de 2012, junto aos profissionais da rede estadual, o desempenho dos alunos e das escolas melhore ainda mais. "O nosso foco tem sido a sala de aula, é lá que a transformação acontece", afirma o secretário.

62,5% dos municípios alcançaram a meta de 2011, considerando o desempenho das escolas públicas. Na rede de ensino em Goiânia, os alunos obtiveram nota superior à meta estabelecida pelo MEC nos anos finais e iniciais do ensino fundamental. Na primeira etapa, no ano de 2011, os estudantes tiveram nota de 5,3, acima da nota obtida em 2009 (3,8) e superando a meta (4,7). Na segunda etapa, a meta de 3,6 também foi superada, com a nota de 3,9 em 2011, um ponto acima da obtida em 2009 (3,8).

Fonte: Mais Goiás

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