Interditado em agosto de 2011, trecho deveria ter sido entregue até o fim de fevereiro.
O trecho da Marginal Botafogo obstruído por causa da obra do Parque Mutirama será liberado a partir da próxima semana. A via foi interditada em agosto do ano passado e a promessa inicial era que seria reaberta em seis meses. No último mês de março, a Defensoria Pública protocolou ação contra a Prefeitura solicitando a liberação. Agora, com a Exposição Agropecuária de Goiânia se aproximando e, consequentemente, com a previsão de tráfego intenso na região, a Agência Municipal de Obras (Amob) acelerou o procedimento e promete para até a próxima segunda-feira, dia 14, a desobstrução do trecho.
A Marginal deve ficar liberada até outubro. A intenção da Amob, conforme o diretor de Insfraestrutura Viária, Leandro Helou, é investir na parte que envolve a Avenida Araguaia, cujo trecho que passa pelo Mutirama também está interditado. A estimativa é terminar as intervenções na Araguaia até 30 de setembro e, a partir de então, liberar a avenida e bloquear novamente a Marginal para retomar as intervenções e concluir a estrutura a ser feita na lateral e na parte superior da via, responsável por segurar a passarela, prevista no projeto original do Parque. Tal estrutura já estaria 50% pronta, referente à fundação em que serão colocados os pilares de sustentação.
Obra
Helou garante que o retorno do tráfego não vai comprometer a obra, pois o que está sendo feito não é na pista. Apesar disso, frisa que alguns pontos, identificados com rachaduras, estão sendo recuperados. Acionada pela Defensoria Pública, em março, a Prefeitura argumentou que não seria viável a liberação, em razão dos acidentes que poderiam ser gerados por causa destes pontos comprometidos. Agora, para garantir a reabertura, a Amob está restaurando cada um deles e assegura que o risco deixará de existir.
A obra do Mutirama é formada pela composição de três obras. Juntas foram avaliadas, inicialmente, em R$ 49 milhões, mas em razão do ajuste financeiro feito no contrato, esse valor pode atingir R$ 55 milhões. A primeira está sendo feita dentro do parque e já está em fase final, devendo ser concluída até o início de junho. A segunda é da Avenida Araguaia, prevista para setembro, e a última é a da plataforma e estrutura metálica a ser implantada na Marginal, com término previsto para o início de 2013.
Trânsito
Com a liberação da Marginal, o trânsito da região sofrerá diversas mudanças. O engenheiro de tráfego da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), Sérgio Bitencourt, avisa que, com a desobstrução, os desvios feitos para ter acesso ao Setor Vila Nova vão voltar a obedecer a sinalização original das vias. A única via que permanecerá com alteração será a Avenida Contorno, que hoje possui sentido duplo, por causa do tráfego resultante da Avenida Araguaia, também interditada. “Com a liberação, a tendência é melhorar o fluxo nas vias próximas. Estamos aguardando a Amob para intervir no trecho e fazer a sinalização horizontal”, afirma o presidente da AMT, Senivaldo Silva Ramos.
Fonte: Jornal O Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário