terça-feira, 29 de maio de 2012

Procura por carros sobe 50% em Goiânia


Os efeitos do pacote de incentivos à economia, por meio da redução de impostos para automóveis, linha branca e construção, já refletiram positivamente, pelo menos no mercado de veículos em Goiânia. A redução nos preços fez elevar em 50% o fluxo de clientes nas concessionárias da capital, consultadas pelo O HOJE, na primeira semana a­pós o anúncio da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na segunda-feira passada (21).
As lojas estão cheias, mas as vendas ainda não deslancharam, apesar de sinais de melhora. Porém, as concessionárias consultadas são unânimes ao dizer que boa parte da clientela ainda está em fase de sondagem de preços. “Há visivelmente uma melhora no fluxo e as vendas também 
Com redução do IPI, vendas nas concessionárias da capital devem crescer mais de 30%, apostam representantes de revendedoras 
já começam a reagir”, diz o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de 
A expectativa dele é de que as vendas cresçam até 31 de agosto, quando terminam os incentivos. O aumento nas vendas deve possibilitar a renovação dos estoques tanto das montadoras quanto das concessionárias, o que pode evitar demissões no setor.
Supervisor de vendas da Cical Chevrolet, Luciano Kovac diz que o volume de clientes já subiu. “Nos últimos dias, o fluxo de clientes cresceu mais de 40%”, afirma. No entanto, ressalta que ainda há muita especulação e curiosidade e os resultados positivos ainda não foram suficientes para reverter o quadro negativo observado antes da medida do governo federal. “Muitas pessoas ainda estão sondando os preços para se certificar se houve alteração no comportamento dos preços”, reforça Kovac.
A maior expectativa sobre a perspectiva de aumento é para a primeira quinzena do mês de junho, quando as vendas devem crescer em torno de 30% ,podendo beirar os 40% a mais sobre o período atual. “Antes, estávamos vendendo entre 200 e 220 carros (mês). Projetamos aumentar para 300 ou até mais que isso”, avalia o supervisor de vendas.
Na Cevel, revendedora Fiat, o gerente comercial Marcelo Antônio de Sousa diz que as vendas já estão acima do esperado, embora a devolução das notas para refaturamento ainda não permita que o reflexo das vendas seja sentido na totalidade, neste mês de maio. A previsão, para o gerente da Cevel, era de que houvesse melhora em torno de 20 a 30%, mas, com a superação da expectativa de fluxo de clientes na loja, esta perspectiva foi reajustada para 30 a 40% de aumento nas vendas.
Plantão
Segundo Sousa, as equipes de vendas estão até sem horário de almoço e os clientes precisam ter paciência, aguardando a liberação do vendedor. “Apesar de o cliente ainda estar pesquisando, 60 a 70% deles fecham negócio, após perceber a redução. Estávamos vendendo de seis a oito carros por dia. Neste final de  semana, já aumentou para 14”, conta. Ele ainda destacou que em torno de 90% das vendas são por meio de financiamento.
Fonte: O Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário