Neste aspecto, a população deverá ter consciência e diminuir a utilização de veículos individuais. Mas destaca, que para isso é necessário a concretização dos projetos de ampliação de corredores exclusivos ônibus. Para Patrícia, tais benefícios, junto às medidas de restrição, deverão motivar motoristas a migrarem para o transporte público, o que contribuirá para melhor fluidez das vias goianienses.
Em Londres, na Inglaterra, foi implantado o sistema de pedágios para desestimular os motoristas a saírem de carro e migrarem para o transporte público. O trânsito que era conhecido pelo volume desregrado, obteve resultados positivos com as medidas tomadas pela administração da capital inglesa, o que gerou um descongestionamento considerável.
Dificuldades
O maior obstáculo para um trânsito sustentável, de acordo com a arquiteta e doutora em trânsito Érica Kneib são os carros particulares.“A utilização do automóvel tem se mostrado insustentável mundialmente, tanto do ponto de vista do trânsito como sob a ótica ambiental e, por isso, as medidas de restrição se tornaram necessidades”, afirma.
Kneib também acredita que a melhoria na infraestrutura da cidade é apenas um dos pontos para o fim do “engarrafamento”.
Outro sugestão dada pela arquiteta como medida restritiva é o aumento dos impostos na venda de veículos.
“É uma atitude em prol da coletividade”, enfatiza. Para ela, esta ainda parece uma realidade distante, mas é necessária para deixar a confusão para trás e conquistar maior qualidade de vida. “Temos que chegar lá”, finaliza.
Fonte: Diário da Manhã
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